Plataforma de HIV/AIDS

I. Missão

A Plataforma de observação do HIV, é a parte do Observatório Nacional de Saúde responsável por reunir e analisar toda informação relevante sobre o HIV no país, e divulgar no website do ONS. Está plataforma é co-presidida pelo Programa Nacional de Controlo de ITS HIV/SIDA e pelo Instituto Nacional de Saúde.

Tem a missão de geração de evidência científica e promoção do uso deste conhecimento para a avaliação das políticas de saúde existentes e para a formulação de novas políticas necessárias para a redução de iniquidades, melhoria da saúde e bem-estar da população moçambicana, particularmente os indivíduos infectados pelo HIV.

II. Atribuições

  1. Analisar de forma contínua os indicadores de saúde de HIV usando as diferentes fontes de dados existentes de Moçambique.
  2.  Realizar monitoria integrada dos sistemas e do estado de saúde da população vivendo com HIV usando conteúdos e funções de sistemas de monitoria existentes em Moçambique.
  3. Congregar a multidisciplinaridade (instituições do Governo, Organizações Não Governamentais, instituições privadas, associações profissionais, entre outras) para a produção e divulgação de informação sobre o HIV e áreas relacionadas.
  4. Promover a troca de experiências e advocacia para o desenvolvimento de sistemas e acções em saúde pública.
  5. Disponibilizar uma visão sistemática nacional da saúde na área de HIV (incluindo elementos descritivos, analíticos e interpretativos) que cubram simultaneamente a situação, determinantes de influência e o papel dos sistemas de saúde em diferentes sectores.
  6. Fornecer informação credível que orienta aos fazedores de política, investigadores, comunidade científica e a comunidade em geral que seja útil para apoiar na planificação e tomada de decisão na área de HIV e outras áreas relacionadas.
  7. Promover o uso de informação produzida pelo ONS para a melhoria de saúde e bem-estar do povo Moçambicano.

III. Membros

  1. Instituto Nacional de Saúde,
  2. Programa Nacional de Controlo de ITS HIV/SIDA,
  3. Programa de Prevenção de Transmissão Vertical (PTV),
  4. Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA (CNCS),
  5. ONUSIDA,
  6. OMS
  7. UNICEF,
  8. Instituto Nacional de Estatística (INE),
  9. Observatório de Recursos Humanos para Saúde em Moçambique
  10. Centers of Disease Control and Prevention (CDC),
  11. U.S. Agency for International Development (USAID),
  12. University of California at San Francisco (UCSF),
  13. Medecins Sans Frontieres (MSF),
  14. Comunidade Santo Egídeo.